sábado, 1 de agosto de 2009

A irresponsabilidade e a ilegalidade do anonimato


A liberdade de expressão é garantida na Constituição salvo o anonimato. Antes de ser uma mera determinação jurídica, a previsão preocupa-se com as conseqüências sociais. A liberdade para a promoção da sociabilidade necessita antes de tudo de responsabilidade. Ou seja, cada um precisa responder por seus atos. Desta maneira, pode-se evitar a insensatez e os prejuízos para vida social causados pelas mentiras, injúrias, difamações e calúnias.


O blog Monólitos de Quixadá não só permite essa conduta ilegal e imoral, aprovando e publicando comentários anônimos, mas também promove discussões de baixo calão, através de seus comentaristas não identificados, que usam termos como ladrão, quadrilha e corno. Nos comentários do post “Cristiano Góes: Ilário chantageou D. Adélio”, podemos encontrar levianas e irresponsáveis acusações, por exemplo, que fulano é sócio da máfia italiana; sicrano é ladrão e corrupto e beltrano é covarde. Esse deve ser o nível do debate público quixadaense que Sistema Monólitos quer promover?


Outro blog que vem realizando irresponsabilidade semelhante é o Quixadá Fatos e Boatos. Sem identificar o autor, essa página tenta levar a discussão política quixadaense para questões de possíveis crimes pessoais supostamente cometidos pela família Silveira. Lamentável! Vamos pôr fim a essas baixarias e a esse ilegal e imoral anonimato, se não será o Ministério Público e a Justiça terão de intervir, reavivando a censura como um mal "necessário".

Nenhum comentário:

Postar um comentário